Vamos meninas, esse é o mês das mulheres! É hora de lembrarmos o quanto somos fortes, decididas, cheias de sonhos e de vontades! Mas sabemos que a nossa rotina nunca foi tão agitada! As tarefas são tantas que, em alguns momentos, até nós mesmas nos surpreendemos com nossa capacidade: temos que lidar com a casa, família, trabalho, estudos… São tantas coisas passando pela nossa cabeça que esquecemos que nosso corpo e mente também precisam de atenção!
É nessa hora que pensamos que o dia devia ter muito mais que 24 horas, certo? Seria uma grande ajuda, mas há outras formas mais possíveis de conseguirmos nos organizar para dar conta dos compromissos: a GESTÃO DO TEMPO!
Para que serve a gestão do tempo?
Trata-se de uma forma de conseguir organizar suas tarefas em uma escala de importâncias e urgências para otimizar seu tempo! Assim que você conseguir estabelecer suas prioridades e definir o quanto deve gastar com cada uma delas, vai perceber que sua produtividade vai aumentar consideravelmente! É só manter o foco e seguir as dicas que vamos te passar agora:
1. Organize-se
Este é o primeiro passo para que todo o resto se encaminhe. A partir do momento em que você listar todos os seus afazeres, por exemplo, saberá exatamente as coisas que tem para fazer e pode se dedicar a elas.
2. Estabeleça suas prioridades
Uma forma de fazer isso é diferenciando o que é IMPORTANTE do que é URGENTE! Coisas urgentes pedem mais atenção imediata, enquanto as importantes podem precisar de um tempo maior para planejamento. A partir daí, fica mais fácil definir quais tarefas precisam de prioridade no momento.
3. Foque em uma coisa por vez
Termine o que começou. Não adianta querer fazer mil coisas ao mesmo tempo pois, ao fim, é muito provável que vai ser difícil terminar todas elas. Foque em uma tarefa por vez e você terá o prazer de riscar sua lista item por item.
4. Saiba também dividir as funções
É muito importante ter uma rede de apoio para que você não se sobrecarregue e acabe tendo que suportar um peso maior do que consegue! Sua força e inteligência também estão em saber pedir ajuda! Por isso, em casa, cônjuge e filhos são mãos que podem te auxiliar. No trabalho, lembre-se de solicitar um help quando for preciso! Unir forças é o melhor jeito de chegar mais longe!
5. Horário produtivo
Nem todo mundo consegue ser produtivo nos mesmos horários, cada pessoa tem os momentos em que consegue se empenhar mais. Perceba quais são esses momentos para você e encaixe nesse período as tarefas em que você precisa dar mais atenção.
6. Celebre suas conquistas
Assim como é importante reconhecer que você precisa mudar, é essencial perceber seus avanços! Comemore suas conquistas e siga firme nas suas metas.
7. Tire um tempo para cuidar de você mesma
Por último, mas não menos importante, lembre-se que você não é uma máquina! Inclua na sua rotina momentos para você mesma, onde você possa investir no seu bem-estar. Cuide da saúde, descanse a mente, beba água, faça exercícios, marque um horário no salão para se sentir ainda mais linda e confiante! Invista em todos esses momentos para recuperar as energias e voltar à rotina com muito mais garra e determinação!